quinta-feira, março 12, 2015

Efeitos especiais


Passos Coelho é um verdadeiro artista! Percebendo que a opinião pública que lhe é afecta e tudo lhe tem perdoado- incluindo as mentiras e o incumprimento das promessas eleitorais- ficou perplexa com a sua sistemática fuga aos impostos e  deveres contributivos, resolveu fazer mais um número de circo, recorrendo desta vez aos efeitos especiais. 
Telefonou à sua biógrafa  e pediu-lhe para arranjar uma maneira de se "limpar". Felícia Cabrita não é mulher para se atrapalhar e logo criou uma história de ir às lágrimas, que comovesse a populaça tuga: a verdadeira razão para as fugas à Segurança Social e ao fisco afinal não se deveram a desconhecimento. Foi apenas distracção e (pam!parampam! pára tudo para o close final com efeitos especiais)  falta de dinheiro!
Qual é o tuga que não se comove e condói ao saber que o PM afinal era um teso (apesar de ganhar bastante mais do que o português médio) e, tadinho, não tinha dinheiro para cumprir os seus deveres? Afinal PPC é um homem comum, igual a tantos outros. 
Há, no entanto, milhares de portugueses que não tendo dinheiro, não podem fugir às obrigações fiscais, porque logo lhe penhoram todos os bens. Mesmo que para tal seja necessário vasculhar os frigoríficos e as despensas, para confiscar uns iogurtes e umas latas de atum.
Devo reconhecer que a cabritice foi bem urdida e, com a ajuda de uma chamada de primeira página, vai ser replicada em toda a comunicação social, blogosfera e afins, conseguindo um efeito multiplicador apreciável.
Ao contrário, muito poucos serão os que terão acesso ao contraditório. A biógrafa que construiu uma imagem de Passos Coelho "à medida", para impressionar a Tugalândia, é tão aldrabona como o biografado. Nada que não se soubesse, mas é sempre bom avivar a memória dos incautos. Vale a pena gastar cinco minutos a ler esta desmontagem de "Um Homem Invulgar" 



Sem comentários: