terça-feira, fevereiro 01, 2011

Voto nas urnas

Não votei,  -  apesar de me ter deslocado ás urnas, com o novo BI.- mandaram-me ir a secretaria da Junta de Freguesia - quando lá cheguei, tinha uma fila interminável - fiquei desconsolado, (a minha mulher votou, tinha  o Nº a seguir ao meu, era normal ao longo destes anos, só que...

 Por outro lado, convenci-me que a mudança operada com o BI vs Cartão de Eleitor, tem um objectivo - é tornar o VOTO sério e honrado - ou,  as 2 coisas ao mesmo tempo


Por exemplo:- Um cidadão, está recenseado numa freguesia A no local de origem - o mesmo
cidadão, por tarefas partidarias, arranja uma  residência na freguesia  B e regista-se no CE- obviamente,  mantendo a freguesia A, de familia - admite-se, que o mesmo cidadão -  a longo prazo (2 anos) , prevê a  candidatura a uma Camara - e para isso,  trata de arranjar uma nova residência e resgita-se no CE  freguesia C.

Este caso é presumivelmente real  - resta saber - se seguiu o exemplo anterior - e se seguiu, este cidadão utililizou os 3 locais de voto -  porque não - quem confere? ou vai só á freguesia de A  depositar um só voto, com a possibilidade de votar mais 2.

Este é o grande dillema e dúvida,  só desfeito pelo  numero de BI. -  descarrega automicamente no caderno eleitoral,  de um só VOTO - claro está.

É uma tarefa que só agora é possível tratar.













Sem comentários: