quarta-feira, novembro 05, 2014

Lá vai Marujo...já foste comido

Sete mil milhões dos fundos comunitários foram gastos incorrectamente em 2013


Tribunal de Contas Europeu estima que cerca de sete mil milhões de euros terão sido pagos erradamente e exemplifica com dois casos em Portugal.
O Tribunal de Contas Europeu estima que cerca de 7 mil milhões de euros de fundos foram pagos erradamente em 2013 com orçamento comunitário, porque não respeitaram completamente as regras, e exemplifica com dois casos em Portugal.
No relatório anual relativo a 2013, hoje divulgado e que dá opinião favorável às contas da União Europeia, o Tribunal de Contas (TdC) Europeu estima em 4,7% a taxa de erro referente aos pagamentos feitos a partir do orçamento comunitário. Tendo em conta um montante total das despesas de 148,5 mil milhões de euros, tal significa que os erros poderão ter atingido quase 7 mil milhões de euros.
"Os erros não implicam fraude, pelo menos na maioria dos casos", diz a entidade presidida pelo português Vítor Caldeira, mas que não foram cumpridas completamente as regras aplicáveis, como as condições de elegibilidade ou se fundos foram dispendidos para as finalidades a que se destinavam.
Portugal surge em dois casos como exemplo de uso incorreto de fundos europeus. O TdC dá o exemplo de uma escola privada em que o salário do diretor era totalmente pago pelo projeto financiado pela União Europeia, quando este desempenhava também outras tarefas.
Depois de detetado o erro, adianta o relatório, que o problema foi corrigido em março deste ano. Casos similares foram detetados na Alemanha, Espanha, Itália, Polónia e Reino Unido.

Ler Artigo Completo(Pág.1/3)Página seguinte

Sem comentários: