27JAN2010 - 9º Dia
Navegamos à vela há já 3 dias seguidos mas o vento começou ontem a cair e já só vamos a fazer cerca de 5 nós. As previsões dizem que vai ser assim nos próximos 2 dias e que depois aumenta um pouco até chegar à Zona de Convergência Intertropical (ITCZ) que é o equador da meteorologia, onde os ventos alísios do hemisfério Norte (de NE) se chocam com os do hemisfério Sul (de SE). Nesta zona de instabilidade meteorológica teremos aguaceiros muito fortes e o vento a alternar entre calmarias e rajadas fortes! Há mais vento junto à costa de África e resolvi passar mais próximo desta.
A posição actual (são 0900) é 17º 34'N - 020º 55'W, cerca de 120 milhas a NE da Ilha da Boavista.
Do nosso porto de destino, Salvador, fomos informados de que não havia disponibilidade de cais porque a estadia calhava no Carnaval e o cais está ocupado com os Navios de Cruzeiro (estes marcam as estadias com anos de antecedência). Discutidas as alternativas entre a Marinha, a Embaixada e as autoridades de Brasília, seleccionámos o Recife que é agora o nosso próximo porto entre 7 e 12FEV. Esta alteração não afecta o restante planeamento!
A velocidade média à partida era muito elevada: 7,1 nós! Estive preocupado ao longo de todo o mês de Dezembro pois o vento esteve sempre de SW e iria complicar a primeira semana de viagem. Mas não, o vento tem estado sempre favorável ou fraco e irrelevante. De tal forma que já recuperámos para 6,6 nós e há alguma margem para maximizar a navegação à vela. Passo os dias a pensar na média e isso reflecte-se nas minhas palavras. O navio não pode falhar a hora programada para a chegada e também não posso dar muita folga aos planeamentos das tiradas porque assim chegaríamos só lá para Fevereiro de 2011.
Quero fazer 124 horas seguidas à vela para concorrer ao Boston Teapot Trophy de 2010. Este é atribuído ao Grande Veleiro que percorrer mais milhas, à vela, num qualquer período de 124 horas ao longo do ano. Trata-se de um Bule de Chá em prata com um armário onde é inscrito o nome do navio vencedor de cada ano! Este Teapot encontra-se no Museu de Marinha durante este ano porque a nossa Sagres foi a vencedora de 2009 com 1230 milhas. Um a média de quase 10 nós conseguida na Regata de Grandes Veleiros de travessia do Atlântico Norte entre Halifax e Belfast. O pico de velocidade chegou aos 16,5 nós! Não é nada fácil fazer 5 dias e 4 horas seguidas à vela! Não há justificação para este número de horas - "é uma excentricidade britânica" como me disseram na cerimónia de entrega pela Sail Training International (STI). Já o nome, decorre da Teaparty, uma revolta ocorrida em Boston, que precedeu a independência da América, e cujos valores e princípios a STI adoptou.
A vida a bordo segue animada! O Sol também dá uma ajuda e até já há quem vá fazer um pouco de praia para o castelo de proa. Para mim ainda é muito cedo mas já navego com o meu uniforme preferido: camisa, calção e sandálias! O trabalho também está duro pois estamos a descascar todas as madeiras do exterior para as envernizar de novo. Há que fazer agora o que as chuvas de Novembro e Dezembro não permitiram. Depois ainda há que picar, raspar, tratar e pintar os brancos e os pretos! E o trabalho normal de um veleiro: substituir escotas e adriças gastas, acertar o retorno dos brióis, fazer costuras em cabos, forrars em cabos de aço, lanudos, etc.
De madrugada e ao fim da tarde já se vê muita gente a correr à volta do mastro e fazer exercício físico. Mas o mais importante é que já decorre a Taça de Futeconvés com 12 equipas inscritas. Dois jogos por dia, com muita assistência e claques animadas! São mais disputados, estes jogos, porque se trata de uma taça e sai uma equipa eliminada de cada jogo. Ontem houve dois jogos grandes: Irridutibili - Cotas Online e CFM Bicho - KGB. Surpresa! Os Cotas ganharam a uma equipa bem mais jovem! O CFM, campeão em título, derrotou os KGB que são também muito bons. Hoje entra a equipa de Oficiais em campo. Jogamos contra os Fuzileiros da Equipa de Segurança. São muito fortes! Extremamente fortes! Mas este jogo também é um jogo de manha e a experiência conta muito. Depois darei notícias se não sofrer muito...
Cabo Verde está aqui ao lado. Mindelo é o porto estrangeiro mais visitado pela Sagres porque fica nesta auto-estrada de vento que leva às Américas. Somos sempre muito bem recebidos. A D. Rosália, Cônsul Honorária é de uma simpatia e eficiência tal que parece antecipar e resolver qualquer problema. A Senhora Embaixadora Graça Andresen Guimarães é também uma fã da Sagres. Já navegou connosco duas vezes entre ilhas, passando duas noites a bordo! Senti-me obrigado a justificar-lhe porque é que desta vez não podíamos parar: os 4 dias que teríamos de antecipar a saída de Lisboa sairiam muito caros às famílias, à guarnição e ao navio.
O povo de Cabo Verde é espectacular! Há muito que verificaram que não é com riquezas físicas que vão prosperar. A juventude é muito esforçada e sabe que só por via do conhecimento poderão ser alguém e ter um futuro promissor. Falam muito bem o Português e são muito educados. Em 2008, na missão da Sagres aos PALOP, embarquei dois jovens militares da RCV durante 5 meses. Naturalmente que era um prémio para os melhores de um curso dado pela nossa Cooperação Técnico Militar (CTM), mas a bordo estavam entre os meus melhores 10% da guarnição, pelo seu esforço, dedicação e atitude.
Aqui faz todo o sentido a mensagem que deixo a todas as escolas que nos visitam: "Invistam na Vossa Educação pois essa será a Vossa Maior Riqueza." Digo também aos militares que eles não são responsáveis pela aquisição dos meios necessários ao cumprimento das missões mas que, quando estes meios lhes forem confiados têm que estar aptos para a sua operação, o que significa aproveitar todas as oportunidades de aprendizagem, treino e motivação. Enviei também um abraço aos amigos que fiz nas paragens anteriores nas ilhas, ao meu camarada de curso, Comandante Silva de Pinho, que está na CTM, e ao Coronel Alface, Adido Militar.
Nesta altura também estou a fazer os contactos para agendar as actividades nos portos de Recife, Mar del Plata e Montevideu. Há que programar cumprimentos protocolares, recepções e almoços a bordo, períodos de visitas, e muito mais!
Tenho ido dar notícia ao meu pessoal dos comentários a estas crónicas que lhes dizem respeito! O Marinheiro Bailote, o Cabo Santos (com o quarto filho a caminho) e alguns outros ficaram com um brilho nos olhos ao saberem que os seus amores estavam a acompanhar a VM2010 e que também estão motivados!
Toda a motivação é pouca! Passem o link aos outros familiares e amigos!
Sigam-me também no Facebook. É fácil: procurem Proença Mendes!
Até breve!
;Nenhum mentiroso tem uma memória suficientemente boa para ser um mentiroso de êxito. A calúnia é a arma dos invejosos. O homem tropeça por vezes na verdade - Parte das vezes, recompõe-se e segue o seu caminho de Mentiroso - Disse Churchill sobre o homem. A estatistica é como o Biquini : O que mostra é Sugestivo - O que Esconde é Vital - - A Principal Causa dos Problemas - São as Soluções..... Hà 2 tipos de Raças de Porcos - O que não "cola" e o que não "descola".
quinta-feira, novembro 25, 2010
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário