domingo, novembro 21, 2010

De Castela - Encontro de Lisboa foi "acontecimento histórico"

A cimeira da NATO em Lisboa foi um "acontecimento histórico e uma notícia extraordinária" pelo acordo com a Rússia, a decisão sobre a transição do Afeganistão, o novo conceito estratégico e o acordo antimísseis, afirmou o primeiro ministro espanhol.



"Assistir a esta cimeira, ouvir aos EUA, a Rússia, a Alemanha, a Polónia a trabalhar na mesma direcção, a cooperar nos grande assuntos da segurança colectiva internacional representa um acontecimento histórico e uma notícia extraordinária", disse José Luis Rodríguez Zapatero.


"Foi uma cimeira transcendente porque nela se adoptaram decisões e se abriram novas etapas para a segurança colectiva dos países membros da NATO, para a segurança colectiva da Europa em geral e do mundo", disse.


José Luis Rodríguez Zapatero falava aos jornalistas depois de participar em Lisboa na cimeira da NATO e antes de regressar a Madrid.


Considerando que os passos dados em Lisboa permitiram consolidar "mais bases para garantir a segurança colectiva", Zapatero destacou a importância do "feito" que representou a reunião do Conselho da NATO com a Rússia.


Esse encontro, disse, "abre um campo de cooperação e expectativas até agora inédito, entre a NATO e a potência politica, militar que é a Rússia".


"Uma cooperação que se vai alargar aos campos da luta contra o terrorismo, de estabilização do Afeganistão, da luta contra a pirataria e, no que é novidade de grande relevo, a defesa antimísseis europeia que de forma cooperativa entre a NATO e a Rússia vai compreender todo o espaço europeu", disse ainda.


Para Zapatero este tem sido um trabalho de "grande dimensão" que "demonstra até que ponto mudaram as coisas no mundo em tão poucas décadas".


Segundo o chefe do Governo espanhol, grande parte do êxito da aproximação entre a NATO e a Rússia deveu-se "ao peso político do presidente Obama".


"Há dois anos, a situação na relação entre a NATO e a Rússia esfriou, devido aos acontecimentos na Geórgia, e o presidente Obama teve a visão e a lucidez de reparar essa relação e trabalhar duramente para chegar aqui", afirmou.


"Essa felicitação alargo-a ao presidente Medved que soube responder ao desafio e soube encaminhar na boa direcção o relacionamento", disse.





Sem comentários: