Em declarações à Folha, outro dirigente policial garante que «80% do Complexo do Alemão já está tomado».
As autoridades policiais e militares no Rio de Janeiro iniciaram cerca das 10h (hora de Lisboa) um assalto contra o Complexo do Alemão, um grupo de favelas no Norte da cidade onde estão entrincheirados centenas de narcotraficantes.
Cerca das 9h GMT começou uma intensa troca de tiros numa das entradas do Complexo, constatou um jornalista da AFP no local.
Cerca de 2.600 pára-quedistas, fuzileiros navais, membros das forças de elite da polícia (BOPE) e polícias militares estavam hoje de manhã prontos para iniciar o assalto, apoiados por blindados e helicópteros.
O Comando Vermelho (CV), a organização criminosa na origem da onda de violência que já provocou a morte de 35 pessoas no Rio de Janeiro, é o mais antigo gangue de narcotraficantes do Brasil e nasceu da união de presos políticos com reclusos comuns no tempo da ditadura.
Actualmente, o Comando Vermelho está em decadência e luta pela sobrevivência, com a maioria dos seus líderes históricos presos ou mortos.
O CV, cujas iniciais estão graffitadas nas paredes de muitas das quase mil favelas do Rio, foi fundado em 1979 numa prisão de alta segurança, o Instituto Penal Cândido Mendes (já desactivada), na Ilha Grande (Rio de Janeiro), e em plena ditadura (1964-85).
Lusa / SOL
Não falta muito as forças brasileiras venham cá para trazer a paz a todos nós,

Sem comentários:
Enviar um comentário