sexta-feira, setembro 12, 2014

A minha terra em Festa

Lisboa saiu à rua para a marcha da moda


As lojas do centro de Lisboa abriram portas pela noite fora para celebrar a moda. Fomos saber o que esperavam alguns dos milhares de visitantes do Vogue Fashion’s Night Out.

A chuva ameaçava mas, afinal, esta quinta-feira Lisboa teve direito a mais uma grande noite de Verão, o tempo ideal para que milhares de pessoas desfilassem os seus melhores estilos no 5.º Fashion’s Night Out (FNO).
Pelas ruas Garrett e do Carmo, são já muitos os que rodeiam os Armazéns do Chiado, apesar de o evento estar marcado para as 19h e ainda nem serem 18h. Uns apontam para determinada loja, outros fazem já fila para algumas das acções programadas. Para lá das montras, dentro das lojas aderentes, também há muito movimento. É o lufa-lufa habitual que antecede os últimos preparativos da “grande noite da moda em Lisboa”.
Este ano, aumentou o mapa dos sítios por onde escolher. À Avenida da Liberdade, Rua Castilho, Chiado e Príncipe Real juntaram-se a Rua do Ouro, a Rua Augusta e o Rossio. Uma expansão que tem como objectivo “oferecer uma outra vertente ao público habitual do evento e despertar o interesse de uma audiência particular, mais focada na oferta cultural”, explica Paula Mateus, directora da revista Vogue Portugal, responsável pela organização do evento em parceria com a autarquia.
Sofia Fernandes, 34 anos, saiu do metro da Baixa-Chiado e ainda se está a ambientar à música alta que se faz ouvir. É a primeira vez que vem ao evento e não quer ter muitas expectativas, mas o principal objectivo da noite é conseguir andar pelas ruas. “Já conhecia a iniciativa mas nunca tinha vindo. Dizem sempre que é muita confusão mas hoje quis fazer algo diferente e aproveitei para vir e enfrentar essa confusão”, diz, sem ter dúvidas de que as pessoas vêm, não para comprar, mas especialmente para conviverem e divertirem-se. “É mais para verem e serem vistas e de uma maneira geral acho que se arranjam mais, mas isso também tem a ver com o conceito da noite. Se é fashion, quem vem acaba por se esforçar para estar à altura”, comenta.
Com o Chiado praticamente intransitável, as lojas cheias de gente e filas enormes para as ofertas dentro dos estabelecimentos, o fluxo de pessoas vai-se estendendo às outras artérias da cidade. As lojas de pronto-a-vestir vão vendendo, as de luxo, na Avenida, atraem curiosos. Há homens em andas altas, mulheres com penteados e maquilhagens extravagantes, pessoas a distribuir brindes. Uns empurram para passar à frente, outros vão absorvendo tudo o que está a acontecer.
Na Rua Garrett, à frente de uma das lojas aderentes, Catarina Venâncio, 20 anos, está vestida com uma camisola que tem um logótipo gigante da marca que está a representar. É presença assídua no evento desde a primeira edição mas este ano foi "promovida": esta é a primeira vez que está a trabalhar como promotora. À tarde esteve a distribuir gelados e agora, já depois das 22h, anda com um cartaz na mão a tentar chamar pessoas para dentro da loja para tirar fotografias. “As pessoas não estão a comprar muito. Entram, querem aproveitar os descontos, ver o que estão a oferecer, mas não compram muito”, opina Catarina. Rita Duque, do alto do seus 14 anos, confirma esta tendência. “Vim com uns amigos mas não vamos comprar nada. É mais para passear, por causa do ambiente”, diz, enquanto uma amiga a puxa para irem para dentro dos Armazéns do Chiado, onde um DJ está a pôr música.
Mais abaixo, no Rossio, há um mercado com produtos artesanais e as bancas estão cheias de curiosos. Há pessoas a experimentar turbantes, a tirar selfies e a querer ver tudo. Cristina Pais foi apanhada de surpresa. “Não sabia que era hoje, mas estou a ver que está cá muita gente. É bom, traz muitos turistas ”, diz em passo apressado. 
Uma noite dedicada à moda (e às lojas)
A Fashion’s Night Out começou em 2009 pela mão de Anna Wintour, directora da Vogue norte-americana, uma das mulheres mais influentes do mundo, segundo a Forbes. Para incentivar o consumo e celebrar a moda, aproximando-a de todos, convidando todos a entrar. Criadores conhecidos e artistas juntaram-se numa noite de lojas com promoções especiais. Uma aposta ganha quer pelo aumento de visitantes ano após ano, quer pelo aumento de lojas participantes. E de país para país há variantes.
Em Portugal, a noite da moda começou em 2010 e este ano envolveu 250 espaços. Comemorada em 19 países, nem todos têm apenas uma cidade a participar, caso do Brasil, onde houve iniciativas em vários pontos do país.

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