A TSF visitou José Sócrates na prisão. Como as regras de segurança impedem que o jornalista tome notas, a resposta "oficial" chegou por correio. O título é "ressentimento". Eis o texto na íntegra:
A TSF visitou José Sócrates na prisão. Como as regras de segurança impedem que o jornalista tome notas, a resposta "oficial" chegou por correio. O título é "ressentimento". Eis o texto na íntegra:
ADENDA — Comunicado de João Araújo, advogado de José Sócrates.
Ressentimento
Nunca deixará de me surpreender o efeito do ressentimento no comportamento humano. Julgo não me enganar quando vejo o ressentimento como causa do acinte e do azedume tão evidentes nas recentes decisões do Senhor Procurador da República e do Senhor Juiz de Instrução. Mas o que considero extraordinário é que esse ressentimento resulte do facto de eu me ter limitado a exercer um direito que a lei me concede - dizer não a ser vigiado por meios eletrónicos. Como se, para estas autoridades judiciárias, o exercício legítimo de direitos constitua uma impertinência, um desaforo, um desrespeito para com a justiça.
Este momento diz-nos muito sobre uma certa cultura judiciária. A acção penal democrática funda-se - e legitima-se - na liberdade, nos direitos individuais e nos limites que o Estado se impõe a ele próprio. Este despacho do senhor Juiz de Instrução e a promoção do Ministério Público a que dá seguimento são estranhos a essa cultura, pertencem a outra família, à da ordem, da submissão, da obediência - para ela, sim, os direitos existem, mas para serem utilizados com parcimónia, quando nós quisermos, quando nós dissermos, como nós quisermos, para o que nós quisermos. Lamento dizê-lo, mas o poder que exerceram não foi o do direito, mas o da força.
Todavia, não raro o excesso, de força e de ressentimento, atraiçoa - há excessos de força que só expõem fraqueza. Tal é o caso e este é o ponto a que chegámos.
JOSÉ SÓCRATES
ADENDA — Comunicado de João Araújo, advogado de José Sócrates.
3 comentários :
- Cada vez tenho mais orgulho em ter tido o Eng. José Sócrates como 1º Ministro de Portugal.Tenho a certeza que ele ainda vai inverter toda esta perseguição e restabelecer a justiça e a dignidade a este país.Os partidos de esquerda que têm a obrigação de defenderem a democracia e a justiça , por mera estratégia politica abdicaram da mais elementar regra da democracia, que é ter uma justiça independente e ao serviço dos cidadãos.
- Confio em Sócrates. E,mesmo fechado na actual caixa repleta de lacraus onde está,eu aposto que sairá de lá vivo. Sem "amigos" a segurarem-no pelo casaco.a briga será Histórica até final.
- É no minimo curioso que um semanário de liga inglesa editado no Algarve publique no dia 11 a notícia "corrupção" em Vale de Lobo !!!
