15-01-2016 às 12:58
Um dicionário para conhecer a Expansão Marítima Portuguesa
«Dicionário da Expansão Portuguesa», com direção do investigador Francisco Contente Domingues, é uma das apostas do Círculo de Leitores para este ano. Em dois volumes, a obra resume cerca de dois séculos da nossa História, com os principais acontecimentos e nomes da expansão marítima que fez de Portugal o principal país no Mundo entre 1415 e 1600.
«Este Dicionário cobre o período da expansão portuguesa, de Ceuta à criação das companhias comerciais europeias (a East India Company, em 1600, logo seguida pela VOC – Vereenigde Oost-Indische Compagnie -, em 1602) que do século XVII em diante expandiram significativamente a navegação e o comércio ultramarino. Setenta e nove autores de nove países, pertencentes a trinta e cinco instituições universitárias e de investigação, redigiram 390 artigos», lemos na Apresentação de «Dicionário da Expansão Portuguesa», números que demonstram a importância desta obra, de certo modo inédita no género.
Por ser um dicionário, esta obra do Círculo de Leitores tem como principal mérito a facilidade de leitura, um fator que poderá ser marcante no seu êxito comercial, principalmente entre os mais novos, já que as “entradas” proporcionam os textos procurados pelo leitor de forma direta. No entanto, e como lemos na apresentação, há uma importante ressalva a fazer:
«Existem portanto dois níveis de leitura: à consulta usual sobre um determinado tema de que se procura informação específica soma-se a possibilidade de ler consecutivamente os grandes artigos temáticos, que providenciam uma visão global do que foi e que consequências teve a expansão portuguesa nesse período.»
Este “pormenor” de «dois níveis de leitura» é o grande diferencial de «Dicionário da Expansão Portuguesa», a sua mais-valia. Resumidamente, a estrutura do livro apresenta artigos de maior extensão que procuram englobar o leitor sobre os principais temas envolventes do período, os denominados “artigos-âncora”, que têm como objetivo oferecer um panorama geral do tema retratado (sociedade, guerras, etc.), e os restantes artigos (Bartolomeu Dias, Casa da Índia, etc.), que, no fundo, procuram complementar ainda mais os temas globais.
Esta opção estrutural acaba por provar ser a acertada, já que oferece aos interessados uma leitura geral e pormenorizada do que foi e do que representou a Expansão marítima para Portugal (e para a Europa…). No fundo, esta nova obra do Círculo de Leitores, em dois volumes (“A-H” e “I-Z”), é uma companheira ideal para estudantes, curiosos e interessados pelo tema, mas também para aqueles que procuram aprofundar os seus conhecimentos.
O ano começa bem para o Círculo de Leitores e, consequentemente, para o leitor…
Sem comentários:
Enviar um comentário