quinta-feira, março 10, 2016

Sanders ultrapassa Hilary no Michigan, Trump leva três estados

Quatro estados votaram esta terça-feira nos EUA. Do lado republicano, a maioria escolheu Trump, do democrata, ficam divididos entre Clinton e Sanders
Hilary Clinton e Donald Trump permanecem na liderança nos respetivos partidos após as eleições primárias de terça-feira à noite nos Estados Unidos, em que quatro estados votaram para escolher o nomeado do partido republicano e dois para escolher o do partido democrata para a corrida à Casa Branca.
Trump levou três estados: o Havai, o Michigan e o Mississípi, sendo superado pelo seu principal rival Ted Cruz no estado do Idaho. Do lado dos democratas, a noite ficou dividida, com Clinton a vencer no Mississípi e Bernie Sanders a sair vencedor, de surpresa, no estado do Michigan.
A vitória de Bernie Sanders no Michigan está a dar que falar, por ser uma demonstração de que o candidato mais à esquerda do partido democrata é capaz de juntar apoio em estados com maior percentagem de negros, onde demonstrara ter muitas dificuldades em primárias anteriores. A vitória foi surpreendente por contrariar sondagens que mostravam Sanders a aparecer mais de 21 pontos percentuais abaixo de Hilary Clinton.
"O que esta noite mostra é que a campanha de Bernie Sanders, a revolução do povo de que temos estado a falar, é forte em todas as partes do país, e francamente acreditamos que as nossas áreas mais fortes ainda não se manifestaram", disse Sanders num discurso de vitória proferido em Miami, no estado da Florida.

Esta terça-feira, Clinton venceu no Mississípi, e a sua liderança em termos de delegados (leia mais abaixo para perceber melhor como funciona essa contagem) não foi abalada pela vitória de Sanders, mas esta levanta dúvidas para aqueles que acreditam que Clinton "já venceu".
Do lado republicano, o anti-establishment continua invicto
Dos quatro estados que votaram esta terça-feira para escolher o nomeado do partido republicano para a Casa Branca, três escolheram o empresário Donald Trump: o Havai, o Mississipi e o Michigan. O controverso candidato só foi derrotado no estado do Idaho, pelo seu maior rival, Ted Cruz, também ele um candidato considerado de 'fora' da máquina partidária do partido republicano dos EUA.
Do lado democrata, Bernie Sanders bateu a rival em quatro estados. Trump tem como principal concorrente Ted Cruz
Hillary Clinton e Donald Trump foram os grandes vencedores da Superterça-feira das eleições primárias americanas, em que 11 estados votam nos candidatos à corrida à Casa Branca, seja do lado dos eleitores do partido democrata, seja do partido republicano.
Do lado democrata, Clinton é a grande vencedora. Arrecadou mais votos nos estados do Sul, vencendo o grande prémio da noite: o Texas, com o maior número de eleitores. Ganhou ainda o Alabama, o Tennessee, a Virginia, a Georgia, o Arkansas e também o estado mais a norte do Massachusetts.
No seu discurso de vitória, Clinton afirmou: "Sabemos que temos trabalho para fazer, mas esse trabalho não é voltar a tornar a América grande", numa referência ao slogan do rival republicano, Donald Trump. "A América nunca deixou de ser grande. Temos de tornar a América inteira".

Sem comentários: