A estatistica é como o Biquini :- o que mostra é sugestivo :- o que esconde é vital
Bayer oferece 56 mil milhões pela Monsanto
É a terceira vez que os alemães tentam a aquisição da empresa norte-americana.
O grupo farmacêutico alemão Bayer AG apresentou, pela terceira vez, uma proposta para comprar a empresa americana Monsanto, desta vez por 56 mil milhões de dólares, de acordo com a agência Bloomberg.
A maior operação do género envolvendo o sector agrícola juntaria o maior produtor de batatas do mundo, fornecedor de sementes e pioneiro em biotecnologia na área das colheitas com o fornecimento de produtos químicos para aquela indústria.
Os responsáveis da empresa germânica estão dispostos a pagar 127,5 dólares por acção, valor que está acima do apresentado no anterior fecho do mercado (107,44 dólares) e corresponde a uma subida de 2% face à anterior proposta, apresentada em Julho.
Em Maio, os alemães ofereceram 122 dólares por acção, subindo essa proposta para 125 dólares há dois meses. Citado pela Bloomberg, o analista Bill Selesky (Argus Research) admitiu, em Junho, que a Monsanto poderia aceitar uma venda por 130 dólares/acção, enquanto outros analistas, da Sanford C. Bernstein, referiram que o negócio não se efectuaria por menos de 135 dólares/acção.
Em comunicado, a Bayer revelou que "uma transacção negociada" pode concretizar-se desta vez, embora não assegurasse que o negócio seria realizado.
A realizar-se esta transacção será mais um passo na consolidação do sector, depois de a ChemChina ter adquirido a Syngenta por 40 mil milhões de dólares e da fusão entre DuPont e Dow Chemical, que aconteceu no passado mês de Dezembro.
A Monsanto é a maior produtora de batatas com uma quota de 26%, seguida pela DuPont com 21%. A Bayer AG é o segundo fabricante de produtos químicos para a agricultura, com uma quota de 18%, atrás da Syngenta que conta com 19% do mercado.
De acordo com a Bloomberg, esta oferta assinala uma alteração nos papéis da empresa norte-americana que tentou, nos últimos anos, comprar a Syngenta AG em três ocasiões diferentes.
Sem comentários:
Enviar um comentário