A estatistica é como o Biquini :- o que mostra é sugestivo :- o que esconde é vital
ANA PETRONILHO11/09/2016 00:09
Este ano foram 42.958 os alunos que entraram numa universidade ou politécnico público para tirar uma licenciatura, de acordo com os resultados da 1º fase do concurso nacional de acesso ao superior.
São mais 890 alunos (2,1%) que no ano passado, quando foram admitidos na mesma fase do concurso 42068 estudantes.
Regista-se assim um abrandamento no número de alunos que entram no ensino superior público. O maior aumento deu-se entre os anos letivos de 2014-15 para 2015-16 quando houve uma subida de 4290 alunos a ingressar numa universidade ou politécnico, segundo os dados divulgados hoje pelo Ministério da Ciência e do Ensino Superior.
Ficam agora por preencher 8022 vagas que ficarão disponíveis para a 2ª fase do concurso que arranca a amanhã e termina a 23 de Setembro.
Neste ano em que se comemora o 40º aniversário do concurso nacional de acesso ao superior, o ministro da Ciência e do Ensino Superior, Manuel Heitor, diz estar optimista com estes resultados. Para o ministro o aumento do número de entradas no superior revela que “os portugueses estão a estudar mais e isso deve encher-nos de orgulho” no entanto, continua “tendo em conta o contexto internacional é necessário estudarmos mais”.
Para isso Manuel Heitor lembra que o governo tem adoptado medidas para tentar atrair estudantes para o superior, como o “reforço da dotação da acção social escolar” ou “alargar o leque da oferta de cursos” disponíveis nas instituições.
Também os representantes dos politécnicos e das universidades congratulam-se com estes resultados. “É uma evolução positiva e um reforço da inversão da tendência de redução de alunos, que já se registou no ano passado”, diz o presidente do Conselho de Reitores (CRUP) António Cunha.
Sem comentários:
Enviar um comentário