A estatistica é como o Biquini :- o que mostra é sugestivo :- o que esconde é vital
O presidente do BCE referiu na conferência de imprensa desta quinta-feira que Portugal realizou progressos notáveis, mas que há reformas que continuam pendentes. Nomeadamente resolução do crédito mal parado da banca e dívida empresarial
"Portugal realizou progressos notáveis, mas permanecem vulnerabilidades", referiu Mario Draghi, o presidente do Banco Central Europeu (BCE), na conferência de imprensa que se seguiu à reunião de política monetária desta quinta-feira.
Draghi respondia a uma questão sobre se o BCE pararia de imediato o programa de compra de ativos no caso de Portugal se a agência canadiana DBRS decidir na sexta-feira cortar para "lixo financeiro" o rating da dívida portuguesa.
O presidente do BCE foi claro: caso haja uma desgraduação da dívida portuguesa pela DBRS, a dívida portuguesa deixa de ser elegível para o programa de compra de dívida no mercado secundário e como colateral para o recurso ao financiamento por parte dos bancos.
No entanto, Draghi referiu os progresso realizados pelo país. Mas apontou as principais vulnerabilidades no seu entender: a dívida empresarial e o crédito mal parado.
Sem comentários:
Enviar um comentário