ANTONIO CANOVA
BIOGRAFIA
VIDA
Escultor e pintor italiano, Antonio Canova, nasceu em Possagno a 1º de novembro de 1757 e morreu em Veneza a 13 de outrubro de 1821. Órfão, foi criado pelo avô, que o colocou, ainda criança, como aprendiz numa marmoraria. Seus pendores para a escultura cedo se revelaram e Canova aos 16 anos já recebia as primeiras encomendas. Até a morte gozou sempre de enorme prestígio nos meios aristocráticos, artísticos e intelectuais, sendo considerado o maior escultor de seu tempo.
PROJEÇÃO
Sua fama ultrapassou fronteiras e Napoleão convidou-o a ir a Paris, onde lhe foram encomendados um busto do imperador e estátuas de Maria Louise e da mãe de Napoleão. Canova, que viveu numa época de transição tempestuosa entre duas eras, manteve-se alheio ao fato político. Tampouco foi afetado pelos mistérios do amor sensual. Observador agudo ds formas humanas - tanto femininas quanto masculinas - o escultor jamais conseguiu compreendê-las totalmente; foi artista virtuose, mas frio.
Canova fez uma estátua de Napoleão I inteiramente nu (Galleria Brera, Milão). Nela, o imperador aparece empunhando na mão direita o globo terrestre sob a vitória alada; na esquerda e sobre o ombro traz o bastão e a túnica militares. A obra constitui mais um depoimento sobre a época do que propriamente a imagem de um homem.
OBRAS
Canova foi o maior e talvez o último representante do Neoclassicismo europeu. Famoso ainda durante a primeira metade do século XIX, é hoje considerado artista meramente acadêmico. Entre seus principais trabalhos, destacam-se o conjunto "Amore e Psiché" (1787; "Amor e Psiquê", Musée du Louvre, Paris); "Túmulo de Clemente XIII" (1792; São Pedro no Vaticano); "Túmulo da arquiduquesa Maria Cristina", (1802; Augustinerkirche, Viena); "Paolina Bonaparte Borghese" (1806; Galleria Borghese, Roma); e o "Túmulo dos Stuarts" (1821; São Pedro no Vaticano).
Na cidade de Possagno, província de Treviso onde nasceu, a casa de Canova, transformada em Tempio Canoviano, apresenta um conjunto de obras que formam importante acervo e mostra de sua arte. Grande parte foi recolhida de seu estúdio, em Roma, após sua morte, e não havia sido transportada para o mármore. Imensas salas abrigam estátuas monumentais, brancas e frias, produzindo sensação fantasmagórica.
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Cupid - Late 18th century
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Cupid and Psyche - 1808
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Dancer - 1812
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Hebe - 1800 - 1805
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Orpheus - 1770
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The Three Graces
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Paris - Early 19th century
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Fundo Musical:
Hanz und Hanne Polka
Carl Faust, *1874 +1935
Produção e Formatação:
Mario Capelluto e Ida Aranha
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