sexta-feira, dezembro 23, 2016

COISAS DO PABE E OUTRAS COISAS

A estatistica é como o Biquini :- o que mostra é sugestivo :- o que esconde é vital

Guterres, o mole...
 Guterres, o mole, é um habilidoso.
  [...] Mário Soares assumia-se em Belém como o chefe, de facto, da oposição ao Governo, deixando pouco espaço a Guterres. Chamava gente ao Palácio para falar mal do primeiro-ministro, acusando Guterres de ser «mole» e não fazer a Cavaco a oposição que se impunha.
  [...]
  Num almoço no Pabe, nesse ano de 1994, pergunto a Guterres se isso não o menoriza. Se não se sente incomodado com o facto de Soares querer substituir-se a ele como líder da oposição. Responde--me: «Não me incomoda absolutamente nada», acrescentando que tenciona ignorar as desconsiderações e «pilantrices» (sic) de Soares. E explica: «Se o Soares desgastar o Cavaco e o Governo, isso só pode reverter em meu benefício. Sou eu que sucederei ao Cavaco quando ele cair...» Mais incisivo, diz que o seu papel é «deixar o Buda em Belém a atacar o Governo» e depois tirar proveito disso.
  E mais próximo das eleições usará uma expressão que lhe ouvi noutras alturas e fará escola: «Basta‑me fazer de morto para ser primeiro‑ministro.»
  [...]
  Mais ou menos um ano antes de Guterres ser primeiro-ministro, pergunto-lhe o que acha de Jorge Sampaio. «Sampaio é um hipócrita», responde de pronto.
José Ant.º Saraiva, Eu e os Políticos, 1.ª ed., Gradiva, Lisboa, 2016, pp. 50-53 passim (sublinhados no original).
 Por isso, da sua converseta de ontem em louvor da exemplar união nacional dos portugueses (leia-se, a classe político-jornalística do pântano nacional) para empoleirá-lo na Secretaria-Geral do pântano mundial, reitero o que disse: foi naquela vez pela causa de Timor e, agora, por causa dum tacho para si.
 De feito, moleza liga-se bem com lodo dos pântanos.  Anda ou não isto tudo ligado?

Sem comentários: