domingo, dezembro 19, 2010

AS RELAÇÕES COM ANGOLA

-Eduardo dos Santos diz que resultados da visita superam expectativas;




O Presidente de Angola considerou hoje que os resultados obtidos nos dois dias de visita de Estado a Portugal superaram as suas expectativas iniciais e pediu ao primeiro-ministro português para continuar a confiar no Governo angolano.


José Eduardo dos Santos falava em São Bento, após terem sido assinados entre os executivos de Lisboa e de Luanda acordos de cooperação económica, financeira e na área da educação.


Na sua declaração, que durou breves cinco minutos, sem direito a perguntas por parte dos jornalistas, José Eduardo dos Santos procurou sublinhar a ideia de que tem boas relações pessoais com o primeiro-ministro português.


“O senhor primeiro-ministro tem dado uma contribuição ímpar ao desenvolvimento da relações bilaterais. Quero felicitá-lo por isso e pedir-lhe que continue assim, trabalhando no sentido de aproximar cada vez mais os nossos países”, declarou o chefe de Estado angolano.


Num breve balanço sobre os dois dias de visita oficial que realizou a Portugal a convite do Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, o chefe de Estado angolano “considerou que os resultados superaram as expectativas”.


“O êxito desta visita tem a ver com o relacionamento entre os nossos dois países — um relacionamento fundado numa amizade sólida e numa cooperação que cresce a cada dia que passa. Os acordos que acabámos de assinar aqui [em São Bento] vão permitir ampliar a cooperação bilateral e são um sinal de confiança no Governo de Angola”, concluiu José Eduardo dos Santos.


Neste contexto, o chefe de Estado angolano apelou a José Sócrates para que “continue a confiar no Governo de Angola”.


“Nós respeitamos os compromissos que assumimos e pode estar seguro que continuaremos a trabalhar consigo, com o seu Governo, para que as relações económicas entre os nossos dois países se desenvolvam cada vez mais”, disse, dirigindo-se pessoalmente a José Sócrates.


Tal como fizera antes Sócrates, também José Eduardo dos Santos salientou a importância da criação do novo banco de investimento com capital (em partes iguais) da Caixa Geral de Depósitos e da Sonangol.


“Penso que estamos a construir com firmeza e com um sentido de grande responsabilidade uma parceria estratégica, baseada na igualdade, no respeito mútuo e numa cooperação com vantagens recíprocas. As nossas relações são animadas por um espírito de grande compreensão, de amizade e, sobretudo, de solidariedade recíproca”, considerou o Presidente de Angola.


Sobre o futuro das relações entre Angola e Portugal, José Eduardo dos Santos referiu que os resultados da sua visita de Estado a Portugal “são espectaculares”, mas frisou que “nem tudo está feito”.


“Temos uma caminhada longa pela frente. Queremos construir os novos caminhos da esperança conjuntamente” declarou ainda.

Sem comentários: