Aeroporto de Beja está transformado em placa de estacionamento de aviões que escalam Lisboa
Adeptos que chegam à capital do Baixo Alentejo, vêm sobretudo de autocarro e viaturas particulares a partir da região da Andaluzia.
O pico das chegadas de aviões vindos do aeroporto de Lisboa para estacionar na unidade aeroportuária de Beja, aconteceu às 13h30 deste sábado.
Na placa de estacionamento do aeroporto alentejano contavam-se oito aviões, mas a previsão aponta para 25 unidades até ao final do dia.
Os primeiros aviões chegaram durante a tarde de sexta-feira, mas a circulação de passageiros é quase nula. As aeronaves chegam de toda a Europa e também do Canadá. A primeira chegada de hoje aconteceu às 8h20. O último avião deverá aterrar por volta das 20 horas.
Ricardo Quintela, do Gabinete de Relações Públicas da Força Aérea Portuguesa, adiantou ao PÚBLICO que a colaboração na gestão de movimento de aeronaves em Portugal entre a Ana Aeroportos de Portugal e a Força Aérea está a decorrer “com normalidade” sem que se registem quaisquer contratempos ou situações anómalas.
Ricardo Quintela admite como provável que parte dos aparelhos que estacionem em Beja venham a utilizar a respectiva estrutura da Base Aérea 11, devido à pequena dimensão da área reservada na componente civil.
À semelhança do que foi criado para os aeroportos do Porto e Faro, o de Beja também está abrangido pelo regime de excepção que foi criado para as regras do nos aeroportos comunitários entre a meia-noite e as seis da manhã, para permitir o escoamento de tráfego aéreo relativo à final da Liga dos Campeões.
Esta excepção vai permitir a circulação de aviões nas madrugadas dos dias 23, 24 e 25 de Maio não só para facilitar o escoamento do tráfego, mas também por razões de segurança.
Nem nas melhores programações já anunciadas para o aeroporto de Beja, estava previsto um tão “intenso” tráfego de aeronaves.
Os adeptos espanhóis que chegam à cidade de Beja, deslocam-se de autocarro ou de carro particular vindos da Andaluzia através do posto fronteiriço de Rosal de la Frontera/Vila Verde de Ficalho (Serpa).
A partir de Badajoz a realidade é completamente diferente. O jornal Hoy editado na região autónoma da Extremadura, refere que está prevista a deslocação de cerca de 200 autocarros, a partir desta região e o transporte de cerca de 12000 passageiros, na sua esmagadora maioria (95%) sem bilhete de ingresso no estádio da Luz.
A procura de autocarros foi de tal forma intensa que os operadores de transporte extremenhos foram forçados a procurar em Portugal viaturas para puderem cumprir o mais variado tipo de serviços, por terem mobilizado grande parte das suas frotas para o transporte de adeptos dos mais diferentes pontos da Extremadura para assistir à final da Liga dos Campeões nos ecrãs gigantes de Lisboa e para participar na festa após o final do encontro. O custo médio do transporte por pessoa, varia entre os 750 e os 1200 euros, dependendo da distância em relação à fronteira portuguesa
Sem comentários:
Enviar um comentário