sábado, outubro 31, 2015

O Fado é omeu Bairro

Gala Final da Grande Noite do Fado de Santa Maria Maior

Outubro 31, 2015
  • Gala Final da Grande Noite do Fado de Santa Maria Maior
A mítica sala de espetáculos do Coliseu tornou-se novamente palco do fado ao receber a Gala Final da Grande noite do Fado, dia 30 de outubro. Para ali confluíram centenas de pessoas para assistir ao talento emergente de 16 fadistas provenientes de várias coletividades da cidade que vieram disputar o primeiro lugar entre os seus pares. 

O presidente da JF de Santa Maria Maior, Miguel Coelho, abriu a grande noite com um agradecimento à CML pelo apoio que tem vinda a dar às juntas de freguesia da cidade e sem o qual noites como esta não se teriam tornado realidade. “Como disse Fernando Maurício”, citou Miguel Coelho, “o fado é o meu bairro”, acrescentando um agradecimento extensível a todas as coletividades participantes “autênticos repositórios da expressão cultural estruturante dos nossos bairros que é o fado”.

E destas palavras passou-se ao desfilar dos vários artistas onde as vozes femininas foram intercalando com as vozes masculinas, interpretando grandes sucessos da canção de Lisboa. 

A apresentação esteve a cargo de Teresa Lopes Alves da Rádio Amália e de José Manuel Nobre da Popular FM. Ao intervalo teve lugar uma homenagem a Maria Amélia Proença, prémio entregue por Miguel Coelho, lembrando a longa carreira da fadista de 77 anos que ainda interpretou com voz firme dois dos seus sucessos. Enquanto o júri deliberava sobre os dezasseis fadistas a concurso, o espetáculo continuou com a participação de vários nomes conhecidos do fado:
 Gisela João, Diogo Rocha, Miguel Ramos, Pedro Galveias, Jaime Dias, Ana Marta, Filipa Cardoso e Catarina Rosa, esta última interpretou um "pot-pourri" de marchas populares que levaram ao rubro a sala do Coliseu. 

Assistiram ao espetáculo os vereadores Catarina Vaz Pinto, Duarte Cordeiro e o presidente da CML, Fernando Medina. 

No final, com todos os concorrentes em palco, foram anunciados os vencedores, na categoria feminina venceu Andreia Matias e na masculina Luís Duarte.

 A Madrogoa é que é

Sem comentários: