quinta-feira, abril 21, 2016

Costa chama peritos para modernizar a indústria

A estatistica é como o Biquini :- o que mostra é sugestivo :- o que esconde é vital


Primeiro-ministro reúne 13 entidades públicas e privadas de referência para dar o pontapé de saída no programa Indústria 4.0
O governo prometeu e não perde tempo. O Portugal - Indústria 4.0, inscrita no Programa Nacional de Reformas (PNR), começa hoje a ganhar forma. António Costa vai estar em Ílhavo na primeira apresentação pública da iniciativa, que visa, no final da sua implementação, dotar 9950 empresas de novas competências tecnológicas.
Além do primeiro-ministro, estarão em Ílhavo entidades de referência, públicas e privadas, nacionais e internacionais, que ajudarão o executivo PS a definir uma estratégia para modernização da indústria nacional. Essas entidades, como a Altice, a Bosch, a Google, a Huawaei, a PT, a Siemens ou a Volkswagen, integram o Comité Estratégico do Indústria 4.0, em conjunto com a COTEC Portugal - Associação Empresarial para a Inovação, a Confederação Empresarial de Portugal (CIP) e o IAPMEI - Agência para a Competitividade e Inovação.
O intuito do Indústria 4.0 passa por "produzir um conjunto de recomendações (...) que permitam às empresas portuguesas avançarem" rumo à "nova realidade" de digitalização dos processos de administração e gestão, sobretudo, tal como frisara o secretário de Estado da Indústria, João Vasconcelos, na terça-feira, num contexto de maior competitividade a nível comunitário.
Também amanhã decorrerá a primeira reunião dos quatro grupos de trabalho compostos por grandes empresas e startups - englobam 80 líderes empresariais de diferentes setores -, com o plano de ação final a ser conhecido no terceiro trimestre deste ano.
De acordo com o Programa Nacional de Reformas, a iniciativa Indústria 4.0, que se insere no pilar da inovação da economia portuguesa, terá um custo de 414 milhões de euros - totalmente cobertos pelo Portugal 2020 (verbas comunitárias). Segundo o mesmo documento, serão apoiadas 9950 empresas

Sem comentários: